fbpx

 

Ter uma pele bonita e viçosa não é um privilégio exclusivo das mulheres jovens. É possível manter a pele saudável, preservando sua beleza, desde que se livre dos hábitos que envelhecem a pele.

Vamos falar sobre cada um desses maus hábitos que impulsionam o surgimento de manchas, de flacidez, das linhas de expressão e das tão temidas rugas.

Este post foi criado pensando em todas as mulheres que ignoram os fatores que aceleram o processo de envelhecimento e acabam por cultivarem hábitos que envelhecem a pele.

Mesmo as mulheres que investem em tratamentos estéticos e se preocupam em manter sua pele luminosa e jovem, devem ficar atentas aos hábitos que envelhecem a pele. Pois se não mudarem esses hábitos, não obterão os resultados esperados.

A seguir, listamos os principais hábitos que envelhecem a pele:

Beber pouca água 

A hidratação é fundamental para a preservação da saúde e beleza da pele. A deficiência da água no organismo causa desidratação e ressecamento na pele, propiciando o surgimento da flacidez.  

A falta de hidratação também atrapalha a eliminação de toxinas nocivas para a pele.

Tabagismo 

Além de ser altamente prejudicial à saúde, o cigarro provoca distúrbios no metabolismo que aceleram a perda do colágeno, principal responsável pela sustentação e elasticidade da pele.

Um único cigarro diminui a oxigenação da pele por cerca de noventa minutos, resultando em uma pele ressecada, amarelada, opaca, flácida, cheia de marcas de expressão e enrugada.

Má alimentação   

Uma dieta desequilibrada é um dos hábitos que mais envelhecem a pele. Alimentos ricos em gorduras e açúcares são verdadeiros vilões e contribuem para o envelhecimento precoce. O açúcar causa a perda da elasticidade da pele e a gordura se acumula no tecido subcutâneo de forma irregular gerando gordura localizada e celulites.

Dormir mal 

Muitos hormônios são produzidos apenas durante o sono, portanto noites mal dormidas são extremamente prejudiciais para a saúde e beleza da pele. Um boa noite de sono é mesmo reparadora, mantém o viço, a jovialidade e evita o surgimento de olheiras.

Exposição solar sem proteção 

É a principal causa do envelhecimento precoce, já que a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele. O filtro solar com fator de proteção 30 deve ser usado diariamente no rosto, pescoço, colo e mãos para evitar o fotoenvelhecimento e todos os danos que veem com ele, como: sardas, flacidez, aspereza, manchas, rugas e até câncer de pele.

Sedentarismo 

É um mau hábito que também envelhece a pele. Além de afetar o metabolismo, o sedentarismo aumenta o estresse, influencia a qualidade do sono e contribui para o aumento de gordura corporal e flacidez.

Dispensar o uso de cosméticos 

Outro hábito ruim que contribui para o envelhecimento precoce é deixar de usar cosméticos específicos para hidratar e proteger a pele das agressões causadas pelo vento, o frio, poluição e os raios solares.

Como vimos, o envelhecimento precoce é impulsionado por hábitos que envelhecem a pele. Muitas mulheres cultivam hábitos que são verdadeiros inimigos da saúde da pele, sem sequer se dar conta, como tomar banho muito quente; não higienizar a pele com uma boa loção de limpeza, que elimina as impurezas; dormir de maquiagem, etc.

Dicas para cultivar uma pele saudável e rejuvenescida é preciso:

  1. Beber ao menos dois litros de água por dia;
  2. Não fumar;
  3. Manter uma dieta saudável rica em alimentos frescos com propriedades antioxidantes;
  4. Dormir bem;
  5. Usar filtro solar diariamente;
  6. Evitar exposição ao sol;
  7. Praticar atividades físicas;
  8. Hidratar a pele;
  9. Manter a pele sempre limpa.

Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Confira este post sobre Limpeza de Pele.