fbpx

Pode ser que preparar um chá seja uma tarefa rotineira e óbvia para muitas pessoas, mas para outras isso pode ser um bicho de sete cabeças.

O preparo do chá em si é muito simples. Mas antes, precisamos saber de algumas coisinhas que poucos ainda sabem sobre os chás, segredos escondidos por trás desse curioso e místico preparado.

Um chá não consiste em apenas colocar plantas em água quente e depois coar e tomar.

Existe mais de um tipo de preparo de chá disponível, cada um é indicado pra uma gama diferente de plantas e problemas. Saber qual tipo de chá fazer com uma determinada planta é essencial para o tratamento, tendo em vista que, se preparado incorretamente o chá pode ficar pobre em propriedades.

É importante sabermos todas as formas de preparo do chá e qual é a mais adequada para o objetivo que procuramos.

 

COMO PREPARAR UM CHÁ

Um chá pode ser preparado de 3 formas diferentes, cada uma com uma finalidade específica e capacidade de agir no tratamento nos mais variados problemas de saúde.

 

CHÁ POR DECOCÇÃO

 

O chá por decocção consiste em submeter a planta a um processo de cozimento por aproximadamente 5 minutos.

Este método de preparo de chás é muito utilizado para extrair princípios ativos de partes rígidas de plantas como as cascas, folhas mais rígidas e sementes, por apresentar uma forma mais rigorosa de extração de tais princípios.

 

COMO FAZER:

 

O chá por decocção é simples de ser preparado. Confira o passo a passo:

  1.  Primeiro separe uma quantidade equivalente a uma colher de sopa das plantas que irá usar para fazer o chá, lembrando-se de usar somente as partes indicadas para este preparado, como cascas, caules, folhas rígidas e sementes, para garantir uma extração de princípios mais eficiente, sem causar danos aos mesmos;
  2. – Coloque uma quantidade equivalente a uma xícara de água para ferver e deixe até que se inicie a fervura;
  3. – Com a água fervendo inclua as plantas e tampe o recipiente;
  4. – Aguarde por aproximadamente 5 minutos e então desligue o fogo;
  5. – Coe o chá em uma peneira de malha fina e então estará pronto.

CHÁ POR INFUSÃO

 

Também muito conhecido por apreciadores de chás, este método de extração de princípios ativos é muito utilizado principalmente por pessoas que tomam chás industrializados, daqueles que vem em “saquinhos”.

O chá por infusão é relativamente mais simples de ser preparado. Este método consiste em despejar a água quente (não pode ser fervente) sobre as plantas e deixar cozinhar, de preferência tampado, por um curto período de 5 a 10 minutos. É indicado para extração de princípios de folhas, flores e frutos por conservar os princípios ativos mais delicados e garantir que os óleos essenciais das plantas permaneçam no preparado.

 

COMO FAZER:

 

O chá por infusão é preparado seguindo estes passos:

  1. – Primeiro separe uma quantidade equivalente a uma colher de sopa das plantas que irá usar para fazer o chá e coloque estas plantas na xícara, lembrando-se de usar somente as partes indicadas para este preparado, como folhas, flores e frutos, para garantir uma extração de princípios mais eficiente, sem causar danos aos mesmos;
  2. – Coloque uma quantidade equivalente a uma xícara de água para esquentar e deixe até que se comece a surgir bolhas na superfície do recipiente;
  3. – Despeje a água na xícara, sobre as plantas que irá usar e tampe;
  4. – Aguarde por um período de aproximadamente 5 a 10 minutos;
  5. – Coe o chá em uma peneira de malha fina e então estará pronto.

IMPORTANTE!! 

 

Para garantir que os chás que você está preparando irão realmente beneficiar a sua saúde, garantindo um tratamento eficiente e de qualidade, é importante conhecer a procedência das plantas que está adquirindo. 

Além disso, o preparo da planta seca (erva desidratada) deve ser feito corretamente, de forma que os princípios ativos não sejam eliminados no preparo incorreto da planta.

Gostou? Quer saber quais são os benefícios de cada tipo de chá? Acesse aqui.