fbpx

 

O mercado da beleza oferece texturas diferentes dos produtos (gel, creme, mousse…), por isso é comum surgir dúvida sobre qual escolher diante de tantas opções. Cada tipo de pele se adequa melhor a uma textura de cosmético, então a escolha deve ser correta e orientada por um profissional para melhor adesão ao tratamento e eficácia do produto.

Antes de adquirir qualquer produto de cuidados com a pele, você deve identificar o seu tipo de pele, se é oleosa, seca ou mista.

O ideal é procurar um profissional especializado para te auxiliar na identificação, mas observar o comportamento da pele no dia a dia, também é importante, pois irá ajudar o profissional a te indicar os melhores cosméticos, o horário de uso e como passar cada produto.

 

Confira um pouco mais sobre cada tipo de pele:

 

Pele oleosa:

Tem excesso da produção de sebo. Apresenta poros dilatados, com brilho excessivo e aparência lustrosa,  com tendência maior a apresentar acne. DICA: optar por  produtos livres de óleo, com consistência leve e suave.

Pele seca:

Tem falta de hidratação natural cutânea. Pode apresentar fissuras, aspecto esbranquiçado e textura áspera, causar coceira, e deixar as linhas de expressão mais evidentes. DICA: optar por produtos em versão creme.

Pele mista:

É a pele que é oleosa em algumas áreas e seca em outras. Normalmente os locais mais oleosos são testa, nariz e queixo, o que chamamos de zota T.

 

Agora vou te ajudar a escolher qual produto será melhor para sua pele:

 

Creme:

Tem boa penetração, é denso e resistente. Ricos em óleo, os cremes auxiliam na hidratação intensa da pele. Indicado para peles secas e/ou maduras.

Gel:

Não obstrui os poros, tem textura leve e boa penetração. Livre de óleo, é composto basicamente por água, e tem aspecto viscoso. Indicado para peles oleosas.

Gel-creme:

É uma mistura de gel e creme, pode ser utilizado tanto em peles oleosas e/ou mistas.

Mousse:

São emulsões bifásicas que formam uma espuma. Indicado para todos os tipos de pele.

Loção/tônico:

São soluções refrescantes, cicatrizantes e vasodilatadoras. Indicadas para recuperar a nutrição, o ph e o tônus da pele, e são utilizados no processo de finalização da limpeza.

Sérum:

Tem textura leve, suave, não oleosa e é absorvido rapidamente na pele. Indicado para todos os tipos de pele.Tem concentrações maiores de ativos, por isso é  importante observar se os ativos contidos no sérum, são indicados ou não para sua pele.

Procure sempre um profissional qualificado para te ajudar nas escolhas! Com produtos corretos, de qualidade e rotina de cuidados sua pele ficará sempre bonita e bem cuidada!!!

E para ter uma pele ainda mais cuidada, veja nossos tratamentos faciais.

Texto elaborada pela Fisioterapeuta Dermato Funcional da Clínica Seda Izabela Miranda.