fbpx

A maçã povoa o imaginário popular e aparece em várias histórias. É chamada de fruto proibido e já representou o pecado, sendo apontada como o motivo da expulsão de Adão e Eva do paraíso. Conta-se que os galhos da macieira serviam para fazer as varinhas dos druidas, os sábios celtas. Branca de Neve se deixou seduzir pela beleza do alimento.

Também, reza a lenda, que ela teria sido a fonte de inspiração para o cientista inglês Isaac Newton (1643-1727) bolar a lei da gravidade.

Muito além de narrativas fantásticas, a maçã combina com uma vida equilibrada. Ela oferece quercetina, antioxidante que blinda nossas células e previne o envelhecimento precoce. Além disso a maçã é rica em antioxidantes, água e vitaminas, e por isso ela possui os seguintes benefícios para saúde:

Pela concentração de fibras  e vitaminas B, C e E, esta fruta pode ser uma super aliada no controle e prevenção de algumas doenças. Caso não saiba o poder da maçã, conheça abaixo alguns benefícios que esta fruta pode trazer.

 

Benefícios da Maçã

 

Diabetes:

 

A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia, sendo que 2 unidades pequenas diariamente é suficiente para a ingestão da dose diária de pectina necessária.

 

Doenças estomacais:

 

A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, alem de auxiliar no funcionamento intestinal devido a sua quantidade de fibras. Essa fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo.

 

Cicatrização:

 

Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramentos de gengivas também podem melhorar estes quadros consumindo esta fruta. Morder e mastigar a fruta estimula a gengiva  e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e ajudando a combater cáries.

 

Colesterol:

 

A pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.

 

Limpa o organismo:

 

A maçã limpa e desintoxica o organismo, o que ajuda a eliminar metais pesados, como chumbo e mercúrio.

 

Prevenção de Doenças:

 

Ela ajuda a prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá pelo fato da quantidade de nutrientes, como em vitamina C e ácido fosfórico. Desta forma, ela ajuda a evitar doenças neurodegerenativas, como Alzheimer e Parkinson.

 

Combate resfriados:

 

Já que fortalece o sistema imunológico por ser uma boa fonte de vitamina C , em média, oito miligramas da vitamina por fruta. Por possuir potássio, também promove proteção ao coração.

 

A maçã pode ser utilizada de variadas formas:

 

  1. Maçã cozida ou assada– útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia

 

  1. Maçã crua com casca– ajuda a diminuir o apetite pois tem muitas fibras e a regular o intestino

 

  1. Maçã crua sem casca– indicado para prender o intestino

 

  1. Suco de maçã – ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite devido à pectina que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade

 

  1. Maçã desidratada– ótima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo. Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante

 

  1. Chá de maçã– melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da maçã também pode ser adicionada em chás menos saborosos como para dar um sabor mais agradável

 

Que tal incluir a maçã na sua rotina diária e se beneficiar de tudo o que foi dito?

Só é preciso tomar cuidado com a limpeza: lave e esfregue, se preciso, com o auxílio de uma esponja. Se for possível optar por versões orgânicas, melhor para sua saúde.

Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato conosco.

Texto elaborado pela Nutricionista da Clínica Seda Thaís Sobral