fbpx

Usar maquiagem faz parte da nossa rotina, não é mesmo? Quem aí é da turma que não sai de casa sem, pelo menos, passar um batom na boca? Mas será que usar maquiagem todo santo dia faz mal à pele? Essa é uma dúvida bastante comum entre as mulheres.

Então vamos lá, como a maquiagem pode ser um vilão para nossa pele?

O mal uso desses produtos pode sim prejudicar de maneira desastrosa a pele da nossa face. Produtos de baixa qualidade, com ingredientes ruins, oclusivos, alergênicos, perfumes tem altíssimas chances de levar a reações como sensibilidade, irritações e alergias.

Esses mesmos ingredientes com o tempo vão levando a perda do viço, do brilho natural da pele, aumento da oleosidade, obstrução e oclusão dos poros e surgimento de acnes e cravos que podem voltar a ser um problemão na idade adulta.

Daí surge aquela dúvida: Mas então devo parar de usar maquiagem? Principalmente essa do dia a dia? A resposta é não. Não há problemas, desde que algumas instruções sejam seguidas:

  • Procure sempre produtos de qualidade: quando digo produtos de qualidade eu não quero dizer produtos caros não, existem uma infinidade de marcas caras que fazem uso de ingredientes super prejudiciais a pele como fragrâncias e parabenos;
  • Entre as marcas mais populares no Brasil, algumas possuem preços bastante acessíveis e de boa qualidade. Então vale a pena pesquisar antes de comprar um produto, pois é possível que o produto mais caro e o mais barato proporcionem o mesmo efeito, permitindo assim uma economia boa na compra. Confira reviews de produto em blogs e valores em sites de comparação de preços para garantir uma compra sem decepções.

2-    Acostume-se a ler o rótulo dos produtos e conhecer aquilo que você coloca no seu rosto, até porque normalmente a maquiagem vai ficar na nossa pele durante boas horas;

3-    Faça todos os dias sem exceção a higienização correta para retirada total da make antes de dormir. Só o sabonete no banho acaba não retirando completamente, faça uso de demaquilante da sua preferência antes do banho;

4-    Use sempre, sempre um hidratante antes de começar a se maquiar, além de fazer a make durar muito mais e ficar bem mais bonita, o hidratante forma mais uma barreira na sua pele impedindo o contado diretos ou absorção desses produtos. O mercado tem opções para todo mundo, em formas de cremes, séruns, gel…., tem post no blog sobre isso!

5-    Imprescindível o uso do filtro solar logo após o hidratante, nesse caso existem já muitos filtros com cor, o que pode acabar substituindo a base no período da manhã;

6-    Utilize produtos para o seu tipo de pele, pois de nada adianta ter uma pele oleosa e ficar querendo que produtos para pele sensível, ou secas funcione na sua.

7-  Lave os seus pincéis e esponjas regularmente: a higiene dessas ferramentas é mais uma forma de preservar a saúde e beleza da sua pele. Os pincéis e esponjas de maquiagem acumulam muitos resíduos de produtos, células mortas, sebo e poeira, o que pode contribuir para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Esses itens, quando estão contaminados, podem causar dermatites, irritações e alergias no rosto – além das temidas espinhas.

8- E umas coisinhas que todos acabam esquecendo é de lembrar de acompanhar a data de validade, esse número está ali para ser seguido, pois a marca garante a qualidade do produto até determinado momento.

E por último, mas não menos importante, para exibir uma pele saudável e digna, além de todos esses cuidados, também é muito importante sempre fazer o acompanhamento com sua esteticista e dermatologista, para manter a limpeza profunda em dia e a saúde da pele, pois make nenhuma vai ficar bonita em uma pele mal cuidada e de nada adianta uma pele maquiada sem saúde por descuido não é mesmo?

Clique aqui e veja também porque você deve cuidar da sua pele diariamente.

Texto elaborado pela esteticista da Clínica Seda Isabela Godinho.

Open chat
Precisa de Ajuda?
Powered by