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Com a chegada do verão a preocupação com o corpo e a saúde aumentam. É uma estação que exige cuidados especiais com a alimentação, pois nessa época estamos mais suscetíveis à perda de líquidos, sais minerais e a adoecer se não ficarmos atentos.

É muito importante ficar de olho na alimentação e tomar os devidos cuidados.

Com o aumento da temperatura, perdemos água e sais minerais através da transpiração, e com isso a alimentação deve suprir esses nutrientes, além é claro, de uma boa hidratação. Nessa época devemos redobrar a hidratação, nunca esperar ter a sensação de sede para beber água, e sim tomar água mesmo sem estar sentindo sede. Um consumo médio indicado seria em torno de 40ml por kilo de peso.

Quanto aos alimentos, quanto mais variada sua alimentação for em frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos, mais bem nutrido você estará. Esses alimentos contém os nutrientes que precisamos além de serem ricos em água.

Mantenha uma alimentação leve e balanceada, pois com o calor excessivo, temos diminuição do apetite e uma digestão mais dificultada. Aposte em sucos de frutas, água de coco, carnes magras cozidas, grelhadas ou assadas (peixe, peito de frango), saladas, sanduíches integrais e grãos.

Um outro motivo para mantermos essa alimentação mais leve é porque no verão nosso metabolismo fica mais lento do que em outras épocas do ano, pois o organismo não precisa gastar energia para aquecer o corpo e com isso a taxa metabólica diminui.

O ideal é evitar o consumo de gorduras, frituras e o álcool. As gorduras/frituras pelo fato de terem digestão mais lenta e causar sensação de desconforto e inchaço além de somarem calorias extras. Quanto ao álcool, devemos reduzir porque seu consumo em grandes quantidades contribui para a perda de líquidos.

Além da gordura e do álcool, os refrigerantes também devem ser evitados, pois possuem muito açúcar, muitos aditivos químicos e nada de nutrientes.

Não exagere no consumo de sal para evitar desidratação, aumento da pressão arterial e retenção de líquidos.

É importantíssimo tomar cuidado com os alimentos vendidos na rua. O risco de intoxicação alimentar nessa época do ano é alto, pois por causa do calor, alguns produtos estragam com mais facilidade e as altas temperaturas propiciam a proliferação de bactérias que podem contaminar os alimentos, ainda mais quando somados à falta de higiene no preparo dos alimentos.

Portanto, seguir essas dicas é fundamental para aproveitar essa época do ano com saúde, disposição e sem passar os apertos característicos dessa fase. Esses cuidados são essenciais!

Texto elaborado pela Nutricionista da Clínica Seda Luana Lima.

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