fbpx

Durante a gravidez as mães sempre ficam com dúvidas sobre procedimentos estéticos, o que é possível manter ou adaptar e o que precisa ser deixado de lado durante os nove meses. Por ser um período em que a mulher passa por algumas restrições, é prudente consultar o médico obstetra que está acompanhando a gravidez, para que ele diga quais produtos, procedimentos e atividades são seguros para a sua saúde e a do bebê.


Alimentação

A alimentação é um dos pontos que mais deve ser levado a sério durante a gestação. Ingerir alimentos saudáveis são de suma importância para que a mãe e o bebê tenham uma saúde de ferro. Nesse período, o ideal é buscar um atendimento nutricional, que auxilia na escolha de alimentos benéficos para a saúde de ambos. A dieta deve ser rica em proteína, ômega 3, cálcio, fibras e ferro:

  1. Frutas;
  2. Queijos, leite e derivados;
  3. Raízes (inhame, batata doce);
  4. Castanhas, amêndoas, nozes;
  5. Verduras e legumes;
  6. Grãos (optar pelos integrais);
  7. Carnes (optar por frango e peixe, carne vermelha consumir 2x na semana);
  8. Sopas (frango, carne, feijão, palmito).

Importante evitar alimentos crus, embutidos e ultra processados, como salgadinhos, bolachas recheadas e margarina.


Exercício Físico

Desde que o seu médico não tenha contraindicações e libere o exercício físico, ele pode e deve ser feito durante a gestação, mesmo que você leve uma vida sedentária. O ideal é conciliar exercícios aeróbicos com fortalecedores, para trabalhar a musculatura. Aulas de 1 hora, cerca de 4 a 5 vezes por semana é o suficiente.

Uma atividade física moderada na gravidez reduz o ganho de peso excessivo, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, incontinência urinária, flacidez pélvica e dor nas costas. Além de todos esses benefícios, as chances de você dar à luz por cesárea, diminui consideravelmente.

Um dos exercícios mais indicados para as gestantes são as atividades na água, como por exemplo, a hidroginástica e a natação, pelo fato de ser algo com baixo impacto e sem risco de perder o equilíbrio.

Algumas condições que impendem a prática de exercício físico na gestação são: sangramento vaginal com deslocamento de placenta, encurtamento do colo uterino ou trabalho de parto prematuro.


Drenagem Linfática

Em consequência do aumento hormonal das gestantes, acontece a retenção de líquidos, e mais adiante, o inchaço. Ao longo dos meses, isso pode se tornar bem desconfortável para as mães. Por isso, uma das alternativas é fazer sessões de drenagem linfática, que é uma técnica de massagem que direciona o excesso de líquidos para os gânglios linfáticos, com a intenção de eliminá-los.

A drenagem linfática manual pode ser feita a partir da 12ª semana de gestação e/ou após liberação médica. A técnica combate as toxinas, ativa a circulação, diminui o inchaço das pernas e sensação de peso e cansaço, melhorando a nutrição das células e tecidos. Mais que isso, alivia a tensão e dores musculares. Procure um profissional fisioterapeuta dermato-funcional que já tenha experiência com gestantes.

Limpeza de Pele

Outro procedimento estético que é permitido durante a gravidez é a limpeza de pele, principalmente porque a pele da gestante pode ficar mais oleosa ou mais seca, varia de pessoa para pessoa. Opte por produtos naturais e evite a utilização de ácidos retinóicos, pois podem trazer problemas para o bebê. Lembre-se de avisar sobre a sua condição, para que os profissionais utilizem produtos adequados para gestantes.


Cremes Hidratantes

Durante a fase da gestação, a mulher precisa rever os produtos de beleza que utiliza e trocá-los por outros mais suaves ou específicos para gestantes. Algumas substâncias estão expressamente proibidas: cânfora, ureia acima de 3%, chumbo, ácido glicólico acima de 10%, salicílico, hidroquinona, entre outras.

É importantíssimo que você converse com o seu médico obstetra, liste os produtos que utiliza e veja o que ainda pode ser utilizado durante a gravidez e o que precisa ser substituído.

Esse é um período em que a pele da mãe fica muito sensível, além do bebê conseguir absorver qualquer coisa facilmente, então tudo o que for utilizar precisa passar pelo crivo de um profissional, para evitar danos para você e o bebê.

Open chat
Precisa de Ajuda?
Powered by