fbpx

Para você que é adepta de procedimentos estéticos, nunca é demais lembrar sobre a importância dos devidos cuidados pós quaisquer intervenções, mesmo que não cirúrgicas.

Pode ser peeling, laser, microagulhamento,é essencial que o profissional responsável passe todas as informações necessárias sobre os cuidados pós o procedimento, e que você siga tudo à risca, pois a pele estará bem mais sensível que o normal.

 

Como a pele fica pós procedimentos estéticos?

 

Além de ficar mais sensível, e às vezes, avermelhada, a pele também fica lesionada durante o procedimento, mas de forma controlada pelo profissional. Dependendo do tratamento que foi planejado e do resultado desejado, a lesão é mais suave ou mais intensa.

Em muitos casos, a pele pode descamar, justamente porque a barreira de proteção fica comprometida. Por conta disso, existem cuidados especiais:

  • Higienização: opte por hidratantes e sabonetes faciais (indicados pelo profissional) sem parabenos ou álcool. Evite esfregar a área tratada com buchas, escovas faciais e toalhas;
  • Hidratação: dê preferência para produtos com ativos cicatrizantes e prebióticos, pois auxilia na proteção cutânea e microbioma da pele (indicados pelo profissional);
  • Proteção solar: é de suma importância utilizar protetor solar fator 30, pelo menos, mesmo sem sair de casa. Não esqueça de reaplicar a cada 2 horas.

Mais uma dica relevante é evitar o uso de maquiagem até que a pele já esteja 100% recuperada. Isso ajudará a não prejudicar o andamento do tratamento. Outros cuidados fundamentais:

 

Alimentação

 

Um dos cuidados cruciais para que a recuperação de um procedimento estético seja um sucesso é a alimentação. O mais importante é evitar alimentos com alto teor de sódio, enlatados (sardinha, milho) e embutidos (salsicha, presunto), pois são opções ricas em conservantes. O consumo desses alimentos aumenta a retenção de líquidos, fazendo com que a cicatrização demore muito mais que o esperado, por conta do inchaço.

Portanto, o ideal é consumir alimentos que sejam fontes de vitamina C, pois são ótimos para a imunidade, como brócolis, pimentão, tomate, e frutas cítricas, como morango, laranja e kiwi.

 

Água

 

Juntamente com uma alimentação mais regrada nesse período, é fundamental a ingestão de água mineral todos os dias, pelo menos 2 litros. Isso fará com que não haja retenção de líquidos e constipação indesejada, e, consequentemente, uma cicatrização muito mais rápida e tranquila.

 

Sol

 

Se você passou ou está pensando em fazer algum procedimento estético, deve saber que o sol será o seu inimigo. Dependendo o grau de exposição ao sol, pode ocasionar manchas ou feridas na pele.

Por isso é necessário o uso de protetor solar, dentro ou fora de casa. Em casos de pacientes com a pele muito clara e sensível, recomenda-se o uso de protetor solar com fator superior a 30.

Lembre-se que mesmo utilizando protetor solar é importante não ficar exposto ao sol continuamente, até que a pele esteja totalmente cicatrizada.

 

Ambientes e banhos quentes

 

Além de evitar o sol, também é importante evitar ambientes e banhos muito quentes. Como o calor é um vasodilatador, as chances de haver um sangramento são bem maiores quando os vasos estão dilatados. Portanto, fique em ambientes com a temperatura amena e opte por banhos rápidos e mornos.

 

Atividade Física

 

Por mais que exercícios físicos sejam altamente recomendados para uma boa saúde, após um procedimento estético, seja ele mais leve ou cirúrgico, é interessante aguardar alguns dias para voltar a sua rotina.

Isso varia muito de um paciente para outro e qual o procedimento feito. Normalmente, o profissional responsável passa esse tipo de orientação na consulta. Em caso de dúvida, questione-o.

 

Cigarro

 

O cigarro, bem como os alimentos industrializados, é responsável por aumentar o inchaço na região em que o procedimento foi realizado, dificultando a cicatrização. O hábito de fumar potencializa o risco de necrose, pois o tecido precisa de oxigênio para regenerar-se. Para os fumantes, as chances de uma trombose no pós-operatório aumentam significativamente.

Por mais que os cuidados pós procedimentos estéticos sejam relativamente simples, pondere se estão ao seu alcance no momento. Não deixe de agendar uma consulta com o profissional de sua escolha para saber exatamente como o procedimento funciona e quais são os cuidados. Esta é uma forma de você se preparar, evitar surpresas e transtornos.

Além disso, siga todas as orientações do profissional, apenas ele saberá o que é o melhor para o seu caso.

Open chat
Precisa de Ajuda?
Powered by